sexta-feira, 8 de agosto de 2014

APRESENTAÇÃO

É com muita satisfação que crio esse blog com o objetivo de divulgar mais a escatologia pós-tribulacional que julgo ser a mais coerente com as Escrituras e com a fé da Igreja primitiva.

Quero enfatizar que meu objetivo aqui não é dogmatizar, e nem encerrar o debate sobre o assunto em respeito às opiniões divergentes. A escatologia é um campo difícil da teologia e, por este motivo, são criados dois extremos:

1- Os que dogmatizam a escatologia a ponto de nem sequer analisarem biblicamente as escatologias diferentes. Estes consideram somente o ensinamento que aprenderam como correto.
2- Os que tendem a abandonar e desprezar o assunto a ponto de nem sequer estudá-lo.

Este blog procura encontrar o equilíbrio nesta questão. Não pretendemos dogmatizar o assunto e aceitamos como irmãos em Cristo aqueles que tem escatologias diferentes da pós-tribulacionista. Mas também não devemos abandonar o assunto e aceitar qualquer ensinamento que não esteja revelado na Palavra do Senhor. Quando vemos que um terço das Escrituras tratam de profecias, podemos entender que elas não podem ser dispensados como menos importantes que outros assuntos.

Crer é pensar. Pense nas coisas aqui escritas e julgue se estão em conformidade com o ensinamento das Escrituras.

Pretendo também não postar somente assuntos escatológicos, porém, de alguma forma, sempre estes assuntos terão algo relacionado.

Se você quiser contribuir com o blog, ou até mesmo criticar, faça seus comentários às postagens. Todos comentários serão divulgados e sem preconceito algum. Só serão excluídos comentários que, de alguma forma, sejam desrespeitosos a ponto de não poderem ser divulgados.

Seja bem vindo. Escolha o tipo de assunto:


► ESTUDOS RELACIONADOS À ESCATOLOGIA
► ESCATOLOGIA PRIMITIVA
► QUESTIONAMENTOS
► VÍDEOS E ÁUDIOS
► ASSUNTOS GERAIS


ÚLTIMAS POSTAGENS

NOVO!!! 08/08/14 - Os problemas teológicos com a Pré-Tribulação
 
23/11/12 - BTCast

 
07/07/12 - Apocalipse 3:10 ensina o arrebatamento pré-tribulacionista? Por Sandro Oliveira

11/01/12 - Uma análise de 2 Tessalonicenses 2:1-8 - por Fernando A. Lima Jr.

25/12/11 - A Primeira Vinda - por Fernando A. Lima Jr.

16/12/11 - Quando o Senhor descerá do céu? - por Fernando A. Lima Jr.

14/12/11 - Estarei convosco até o fim do mundo - por Fernando A. Lima Jr.

28/10/11 - Questionamentos 01

26/10/11 - Igreja, Corpo, Noiva por Fernando A. Lima Jr.


Bases pelas quais creio que a Igreja passará pela Grande Tribulação:

- Os termos Igreja (no sentido de igreja invisível), Noiva e Corpo são intimamente ligados pelo sangue de Cristo. Ensinar o arrebatamento da Igreja antes da Grande Tribulação não é possível pois seria como levar apenas um pedaço do corpo ou ter duas noivas. Estes três termos são tão fortemente unidos pelo sangue de Cristo que é impossível que ocorra o arrebatamento antes da vinda gloriosa do Senhor, após a Grande Tribulação. Clique AQUI para saber mais.

- Não existe o ensinamento do pré-tribulacionismo na escatologia pregada pela Igreja primitiva. Durante toda a história da Igreja, até o século 17
aproximadamente , não há nenhuma evidência de ensinamento pré-tribulacionista. Todos os cristãos neste período, independente de suas diferenças escatológicas, criam que o arrebatamento dos santos aconteceria na segunda vinda do Senhor, em uma só fase, gloriosa, e visível a toda humanidade. Clique AQUI para saber mais.

- As Escrituras nos ensinam que o Dia de Cristo, momento esperado pela Igreja na qual ela será arrebatada, não virá sem que antes venha a apostasia e ocorra a manifestação do anticristo, o que só acontecerá na Grande Tribulação. Clique AQUI para saber mais.

- A Bíblia ensina que a Igreja permanece aqui aguardando a vinda do Dia do Senhor, que virá como um ladrão na noite. Porém, biblicamente falando, o Dia do Senhor só virá depois da Grande Tribulação, logo a Igreja permanece aqui até o fim da Grande Tribulação. Clique AQUI para saber mais.

- Na grande comissão da Igreja, Jesus ordenou a fazer discípulos, batizando e ensinando-os a guardas todos os ensinamentos do Senhor. Ele ensinou que, durante este período na qual ele estaria ausente fisicamente, estaria com sua Igreja através do Espírito Santo até a consumação dos séculos (fim do mundo). Isto demonstra a presença da Igreja na terra até o fim do mundo. Clique AQUI para saber mais.

- A Palavra de Deus ensina que Cristo, ao ascender ao céu, assentou-se a destra de Deus, onde permanecerá até o tempo da restauração de tudo, até que todos os inimigos sejam postos debaixo de seus pés, logo, não descerá do céu antes nem no meio da Grande Tribulação. Clique AQUI para saber mais.

- Apesar dos cristãos no tempo apostólico, e pós-apostólico, terem a esperança de que Jesus voltaria ainda naqueles dias, não acreditavam em uma vinda iminente, isto é, a qualquer momento, sem a necessidade de sinais prévios. Clique AQUI para saber mais.

- Em nenhum lugar das Escrituras é ensinada três vindas de Jesus, nem mesmo que a segunda vinda é dividida em duas fases. A segunda vinda de Cristo é única, gloriosa e visível a toda a humanidade.

- No sermão profético, que esta nos capítulos 24 e 25 de Mateus, não é ensinado em nenhum momento uma vinda secreta. Dizer que este sermão não é para a Igreja, mas somente para os judeus, é desprezar valiosos ensinamentos para nós.

17 comentários:

  1. Paz do senhor,

    Gostaria de postar a seguinte pergunta:
    O Apocalipse têm sido um problema para os teólogos, ou os teólogos, têm sido um problema para a interpretação verdadeira do Apocalipse?
    Pois o Apocalipse já foi revelado nestes últimos dias, mas para a Igreja espiritual.
    A exemplo do passado, em pleno Ministério do Messias, a Igreja materialista da época (dos escribas e fariseus), mergulhada nas suas interpretações carnais, não viu a revelação maior, a glória de Jesus. Além de crucificá-lo, foi também a última a conhecer que o senhor era mesmo o Filho de Deus.
    Em relação a interpretação verdadeira do Apocalipse, não poderia a história estar se repetindo sobre a Igreja materialista de nossos dias?

    Pense nisto.

    Abraços!

    Paz

    Jaime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou dar o meu parecer a sua pergunta, se me permite. Ao meu entender, a atual Igreja aprende o apocalipse por pura tradição. Ou seja, o pré-tribulacionismo é fruto unicamente da falta de exame das escrituras, assim como a condenação de Cristo na cruz foi também por falta de conhecimento das escrituras, se a palavra tivesse entrado na mente daquele povo, jamais crucificariam ao mestre, todavia assim foi para que houvesse a salvação.

      Excluir
    2. Penso que a atual igreja, se acomodou na doutrina pré-tribulacionista pelo fato de aprender segundo a tradição e não segundo as escrituras. O Apocalipse é uma revelação que exige dos crentes o profundo exame das escrituras, oração e direção do Espírito Santo. Assim eu consegui me libertar do pré-tribulacionismo em anos de luta e estudo com oração e busca.

      Excluir
    3. Penso que a atual igreja, se acomodou na doutrina pré-tribulacionista pelo fato de aprender segundo a tradição e não segundo as escrituras. O Apocalipse é uma revelação que exige dos crentes o profundo exame das escrituras, oração e direção do Espírito Santo. Assim eu consegui me libertar do pré-tribulacionismo em anos de luta e estudo com oração e busca. Por falta do conhecimento, a atual igreja não conhece a verdade e muitos serão enganados!

      A paz!

      Excluir
  2. Confira o canal do Mateus 24, tem novos posts.

    ResponderExcluir
  3. Jesus não prega para os gentios e se refere a quem está junto a ele; e depois dessas coisas se refere aos sete anos e as outras ao milênio.
    E você postou o versículo certo para provar a burrice dos pré-tribulacionistas A Igreja primitiva não tinha qualquer idéia "pré-tribulacionista". Os cristãos primitivos esperavam a volta de Jesus já em seus dias, após cumprimento dos sinais, para livrá-los da perseguição e tribulação em que viviam, e não para evitar que eles entrassem num processo tribulacional. A idéia pré-tribulacionista surgiu no século XIX, atrelada ao dispensacionalismo II Tessalonicenses 1:7-8
    Paulo descarta toda idéia de iminência anterior à concretização dos sinais profetizados por Jesus. Ele ensinou aos tessalonicenses que a vinda de Jesus e a nossa reunião com Ele, não ocorreria antes da apostasia generalizada e da manifestação do anticristo, mantendo a mesma ordem profetizada por Jesus no sermão profético (II Tessalonicenses 2:1-3, Mateus 24:10-15)
    A salvação nos livra da ira de Deus. Quando falamos em “ira” relacionada à salvação espiritual, não é correto associar essa “ira” a um processo tribulacional, onde os danos sofridos pelos servos de Deus são físicos. O próprio autor do versículo em questão morreu decapitado dentro de um processo de perseguição e tribulação. A salvação que temos é espiritual e eterna, a qual nos torna isentos da ira eterna de Deus, porém não isentos de passar por tribulações.

    ResponderExcluir
  4. Quero postar meu testemunho como forma de fortalecer a melhor e única visão correta sobre o Dia do Senhor.
    Nasci em um lar Cristão, de pais dedicados a ensinar a Palavra de Deus.
    fui ensinado que A Vinda de Jesus seria inesperada e secretamente os salvos em Cristo que fossem surpreendidos fiéis seriam arrebatados, e que os crentes que estivessem em algum pecado sofreriam a Grande Tribulação. Como nos filmes Deixados para Tras, Arrebatamento e outros.
    Esta visão me fez perceber que os Deixados para trás, mesmo em uma vida de pecados, teriam uma segunda chance de serem salvos.
    Sendo assim comecei a me afastar dos caminho do Senhor, e sempre me dava a desculpa de que eu teria uma segunda oportunidade de me conciliar com Deus.
    Mas um dia, em que me encontrava em lugar inadequado a minha pessoa, pois mesmo em pecado mantinha a pose de ser um cristão.
    Senti algo muito forte dentro de mim falar comigo Dizendo. "Você acredita mesmo que terá uma segunda chance ? Você esta tão certo que por em risco sua alma ?
    Digo a você que não será assim.
    Pois chegamos ao ponto final. E você tem a chance de escolher, esquerda ou direita, qual será o seu caminho ?"
    Sem explicação compreendi tudo o que a voz quis me dizer, voltei para minha casa pedi perdão a Deus e abri minha bíblia exatamente em Mateus 24.
    Apesar de eu ter conhecido a Palavra de Deus desde criança, eu não fazia idéia do que se tratava em MT 24.
    E li tudo como se fosse pela primeira vez, e entendi e comecei a chorar pois meus olhos foram abertos.
    Até aquele dia eu nunca havia ouvido falar em Pré-Tribulacionista ou em Pós-Tribulacionista, só sabia que me ensinaram que Jesus viria antes da tribulação.
    Comecei a pesquisar o assunto pois me assustei em compreender algo tão contrario ao que tinha sido ensinado. E encontrei muitos estudos que concordavam clara e perfeitamente com o que O Espirito Santo tinha falado ao meu coração.
    Louvo a Deus por isso, pois agora sei que Passaremos pela Grande Tribulação e estou pronto e firme a morrer por Cristo se for preciso, como Paulo e Silas mesmo açoitados e presos cantavam e louvavam a Deus.
    Obrigado pela oportunidade e que Deus os abençoe por alertarem o seu povo a serem vigilantes.

    ResponderExcluir
  5. Chegou o livro mais polêmico e revelador dos últimos tempos!
    = O POMO DE OURO =
    Sinopse: Henrique foi instruído nos mistérios da Maçonaria desde criança e tornou-se um bom Mestre Maçom. Entretanto, por ocasião dos atentados ao World Trade Center, no dia 11 de setembro de 2001, Henrique descobriu coisas tão perturbadoras que fizeram ele se afastar da Maçonaria e isolar-se do mundo, até que sua amiga Eva Cristina foi procurá-lo para ajudá-la a decifrar um código que o pai dela havia deixado numa carta antes de falecer em suas explorações arqueológicas. A partir daí, Henrique se vê obrigado a usar de seus conhecimentos secretos da Maçonaria para ajudar Eva a encontrar e devolver a quem de direito um objeto do qual depende o futuro da humanidade: o pomo de ouro.

    Com uma narrativa dinâmica e envolvente para uma trama repleta de mistério, aventura e reviravoltas, o leitor é apresentado a uma série de contradições envolvendo os atentados de 11 de setembro, se torna conhecedor das mentiras da Igreja Católica e dos mais finos mistérios da Maçonaria, além de ficar a par da interpretação contundente de um conjunto de profecias que parece estar se concretizando a todo o momento em nosso tempo.

    Realidade? Ficção? O Pomo de Ouro é a leitura mais intrigante, polêmica e misteriosa dos últimos tempos. Um livro único e imperdível!

    LEIA 20 CAPÍTULOS DO LIVRO GRATUITAMENTE NO BLOG:
    http://opomodeouro1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Acabei de descobrir o seu Blog e já acrescentei o link dele no “meu” Site, pois é mais um a somar no alerta de que a igreja, segundo entendemos e cremos, passará pela GT.

    Deus continue a te abençoar e te dê toda a direção na exposição deste entendimento!

    André M. dos Santos

    ResponderExcluir
  7. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu humilde blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir
  8. MESO TRIBULACIONISMO:
    SEGUNDA VINDA DE CRISTO – 09

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=YV8oBfr9cj0#!

    ResponderExcluir
  9. Olá Fernado Lima, vc. disse:
    "Em nenhum lugar das Escrituras é ensinada TRÊS VINDAS de Jesus, nem mesmo que a segunda vinda é dividida em duas fases".

    -No tocante à duas vindas do Senhor, em duas fases, está correta a tua explicação: De fato, isso é invenção pré-tribulacionista.

    -No entanto, quanto "AS TRÊS VINDAS" me desculpe, mas creio que o irmão está bastante desinformado, e precisa conhecer melhor profecia. Confira abaixo o que: "A TEOLOGIA NÃO VIU E NEM OUVIU."

    No seu Ministério terreno, Jesus falou aos seus discípulos, sobre "três vindas pessoais" e específicas do céu a Terra:

    1. Falou de sua primeira vinda, como enviado de Deus para a salvação, quando se fez carne.
    "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido". Lc.19:10.

    2. Falou de uma segunda vinda, particular aos seus discípulos, naqueles dias:
    “Ouvistes que eu vos disse: VOU, E VENHO PARA VÓS. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.
    Eu vo-lo disse agora antes que aconteça, para que, QUANDO ACONTECER, VÓS ACREDITEIS”. Jo. 14:28-29

    “Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem QUE TE HÁS DE MANIFESTAR A NÓS, e não ao mundo? “ Jo. 14:22

    3. E falou ainda, de mais uma outra vinda: OUTRA VEZ (a terceira), no último dia para ressurreição e arrebatamento global de sua Igreja. 2
    "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
    E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também". Jo. 14:2-3.

    A segunda vinda de Jesus, cumprida naqueles dias:
    Na manhã do primeiro dia, o da sua ressurreição, Jesus apareceu à Maria no sepulcro e disse que iria subir ao Pai:
    "Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que EU SUBO PARA MEU PAI e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus." Jo: 20:17

    Esteve o dia todo com seus discípulos em Jerusalém, e na noite daquele primeiro dia, partiu o pão na aldeia de Emaús, desaparecendo em seguida diante deles (Lc. 24:30-31), subindo ao céu, donde foi exaltado soberanamente pelo Pai e pelos anjos, por um espaço de sete dias; voltando "segunda vez" do céu à terra, em Galiléia ao oitavo dia.

    "E OITO DIAS DEPOIS estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco". Jo. 20:26

    Participando aos seus discípulos que, realmente havia subido e descido do céu, ao receber do Pai: “TODO O PODER NO CÉU E NA TERRA”. Mt. 28:16-18.

    Esteve ainda com eles, bebendo e comendo por espaço de 40 dias, depois subiu ao céu novamente e assentou-se à destra da majestade nas alturas, donde aguarda A SUA TERCEIRA VINDA.

    Abraços,
    jaime.ap@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Glórias a Deus! Achei que eu ia morrer só nesse negócio de pós-tribulacionismo e vejo que tem muita gente que o Senhor Jesus despertou nas escrituras para a verdade.

    Só para reforçar, eu acordei para a verdade analisando a questão da ressurreição.

    A Bíblia revela que na volta de Cristo os mortos nEle ressuscitarão. Isso seria impossível com o pré-tribulacionismo, visto que os mártires da grande tribulação não estariam participando do principal eventoq ue o Senhor Jesus previu em João 6:39,40,44 e 54 enfatizando a ressurreição no último dia.

    Uma só e a ressurreição, não existem duas, o capítulo 20 nos mostra uma só e no capítulo 19 de apocalipse a Bíblia é clara que depois de prender a Besta e o Falso profeta, são chegadas as bodas do Cordeiro. A doutrina do pré-tribulacionismo fere esse texto gravemente, fere a ressurreição e fere outras coisas a mais que o apocalipse diz.

    ResponderExcluir
  11. Olá Fernando

    boa noite

    Primeiramente parabens pelo site.

    1)Como o Pós-Tribulacionismo explica os 1000 anos?

    2) Depois que os santos ressucitarem e os santos vivos forem arrebatados quem ficará na terra?

    2) Enquanto os santos estiverem 1000 anos com Cristo no Céu os que ficarem na terra poderão se converter?Bom para isso é necessário o Espirito Santo logo eu entendo que o mesmo estará na terra.

    3)Os santos participarão do Juizo final na 2ª ressurreição olhando apenas o julgamento de Deus?

    Um grande abraço e felicidades

    Luiz

    ResponderExcluir
  12. Olá Luiz

    1)Como o Pós-Tribulacionismo explica os 1000 anos?
    O conceito de pós-tribulacionismo diz respeito apenas a Grande Tribulação e não ao milênio. Quanto ao milênio as correntes conhecidas são o pré-milenismo, pós-milenismo e amilenista e há pós-tribulacionistas em todas estas linhas de interpretação.

    2) Depois que os santos ressucitarem e os santos vivos forem arrebatados quem ficará na terra?
    A resposta a esta questão também depende da interpretação do milênio. Amilenistas e pós-milenistas não crêem neste grupo de vivos, não glorificados, que habitarão a terra após a segunda vinda. Somente o pré-milenismo tem este entendimento.

    2) Enquanto os santos estiverem 1000 anos com Cristo no Céu os que ficarem na terra poderão se converter?Bom para isso é necessário o Espirito Santo logo eu entendo que o mesmo estará na terra.
    Bem, o pré-milenismo ensina que haverá pecadores no milênio. Apesar da manifestação do pecado ser super minimizada, ainda haverá. Eu particularmente tenho dificuldade com este conceito, por isso me simpatizo mais com o amilenismo.

    3)Os santos participarão do Juizo final na 2ª ressurreição olhando apenas o julgamento de Deus?
    Não há no texto uma afirmação clara no texto, apenas informa que o livro da vida será aberto e quem não estiver lá é lançado no lago de fogo. O amilenista e pós-milenista dirá que este julgamento é geral, isto é, absolvição e entrega de galardão aos salvos e condenação aos ímpios. O pré-milenismo se divide pois uns diz que esta ressurreição é somente para condenação, outros dizem que haverá salvos também mas estes salvos serão pessoas que viveram no milênio.


    Resumindo, as respostas a estas perguntas dependem da visão que a pessoa tem sobre o milênio. Eu, como já afirmei acima, me simpatizo com o amilenismo mas estou aberto ao debate com pós e pré-milenistas, sem qualquer problema.

    Deus o abençoe

    ResponderExcluir

Seguidores