sábado, 12 de fevereiro de 2011

ESCATOLOGIA PRIMITIVA PARTE 3 - O DIDAQUÊ

O Didaquê, ou Instrução dos Doze Apóstolos, é um escrito do primeiro século que trata do catecismo cristão. Didaquê significa doutrina, instrução. É constituído de dezesseis capítulos, e apesar de ser uma obra pequena, é de grande valor histórico e teológico. O título lembra a referência de "E perseveravam na doutrina dos apóstolos ..." (Atos 2:42).

Estudiosos estimam que são escritos anteriores a destruição do templo de Jerusalém, entre os anos 60 e 70 d.C. Outros estimam que foi escrito entre os anos 70 e 90 d.C., contudo são coesos quanto a origem sendo na Palestina ou Síria. Segundo Willy Rordorf, a Didachê é uma "compilação anônima de diversas fontes derivadas da tradição viva, de comunidades eclesiais bem definidas", portanto a questão da datação equivale à questão das datas das tradições ali registradas, que indubitavelmente remontariam ao século I d. C., derrubando as teses de datação tardia (séc. II).
Quanto a sua autenticidade, é de senso comum que o mesmo não tenha sido escrito pelos doze apóstolos, ainda que o título do escrito lhes faça menção. Contudo, estudiosos acreditam na compilação de fontes orais tendo recebido os ensinamentos que resultaram na elaboração do texto. Também é senso comum que tenha sido escrito por mais de uma pessoa.

O texto foi mencionado por escritores antigos, inclusive por Eusébio de Cesaréia que viveu no século III, em seu livro "História Eclesiástica", mas a descoberta desse manuscrito, na íntegra, em grego, num códice do século XI ( ano 1056 ) ocorreu somente em 1873 num mosteiro em Constantinopla.

Nos capítulos 9 e 10, encontramos orientações em relação à ceia. Nela encontramos o seguinte:

Diga primeiro sobre o cálice: "Nós te agradecemos, Pai nosso, por causa da santa vinha do teu servo Davi, que nos revelaste através do teu servo Jesus. A ti, glória para sempre".
Depois diga sobre o pão partido: "Nós te agradecemos, Pai nosso, por causa da vida e do conhecimento que nos revelaste através do teu servo Jesus. A ti, glória para sempre.
Da mesma forma como este pão partido havia sido semeado sobre as colinas e depois foi recolhido para se tornar um, assim também seja reunida a tua Igreja desde os confins da terra no teu Reino, porque teu é o poder e a glória, por Jesus Cristo, para sempre".
Que ninguém coma nem beba da Eucaristia sem antes ter sido batizado em nome do Senhor pois sobre isso o Senhor disse: "Não dêem as coisas santas aos cães".
Após ser saciado, agradeça assim:
"Nós te agradecemos, Pai santo, por teu santo nome que fizeste habitar em nossos corações e pelo conhecimento, pela fé e imortalidade que nos revelaste através do teu servo Jesus. A ti, glória para sempre.
Tu, Senhor onipotente, criaste todas as coisas por causa do teu nome e deste aos homens o prazer do alimento e da bebida, para que te agradeçam. A nós, porém, deste uma comida e uma bebida espirituais e uma vida eterna através do teu servo.
Antes de tudo, te agradecemos porque és poderoso. A ti, glória para sempre.
Lembra-te, Senhor, da tua Igreja, livrando-a de todo o mal e aperfeiçoando-a no teu amor. Reúne dos quatro ventos esta Igreja santificada para o teu Reino que lhe preparaste, porque teu é o poder e a glória para sempre.
Que a tua graça venha e este mundo passe. Hosana ao Deus de Davi. Venha quem é fiel, converta-se quem é infiel. Maranatha. Amém."


Parece claro na oração citada acima que o Didaquê esta interpretando os seguintes textos:

Mateus 13:36-43: "Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo.
E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem; O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça."


Mateus 24:31 : "E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus."

Principalmente o texto de Mateus 24:31 é citado quase na íntegra. Então me parece que, na interpretação de cristãos do primeiro século, os escolhidos de Mateus 24:31 são Igreja.

No capítulo 16 é tratado sobre o fim dos tempos. Vejamos:

"Vigie sobre a vida uns dos outros. Não deixe que sua lâmpada se apague, nem afrouxe o cinto dos rins. Fique preparado porque você não sabe a que horas nosso Senhor chegará.
Reúna-se com freqüência para que, juntos, procurem o que convém a vocês; porque de nada lhe servirá todo o tempo que viveu a fé se no último instante não estiver perfeito.
De fato, nos últimos dias se multiplicarão os falsos profetas e os corruptores, as ovelhas se transformarão em lobos e o amor se converterá em ódio.
Aumentando a injustiça, os homens se odiarão, se perseguirão e se trairão mutuamente. Então o sedutor do mundo aparecerá, como se fosse o Filho de Deus, e fará sinais e prodígios. A terra será entregue em suas mãos e cometerá crimes como jamais foram cometidos desde o começo do mundo.
Então toda criatura humana passará pela prova de fogo e muitos, escandalizados, perecerão. No entanto, aqueles que permanecerem firmes na fé serão salvos por aquele que os outros amaldiçoam.
Então aparecerão os sinais da verdade: primeiro, o sinal da abertura no céu; depois, o sinal do toque da trombeta; e, em terceiro, a ressurreição dos mortos.
Sim, a ressurreição, mas não de todos, conforme foi dito: 'O Senhor virá e todos os santos estarão com ele'.

Então o mundo assistirá o Senhor chegando sobre as nuvens do céu."


No texto acima não encontramos nenhuma esperança de arrebatamento pré-tribulacional. Ao contrário, o texto adverte a Igreja a permanecer firme na fé para não se escandalizar na prova de fogo do anticristo. Depois, o texto fala dos "sinais da verdade" que são "a abertura do céu", depois "o toque da trombeta" e então "a ressurreição dos mortos" que claramente se refere a ressurreição dos santos pois afirma que esta ressurreição não será de todos (incluindo ímpios) e sim apenas dos santos que virão com Ele.

O sinal da abertura do céu parece se referir ao "o sinal do Filho do homem" de Mateus 24:30: "Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se hão de lamentar, e verão o Filho do homem vir sobre as nuvens do céu com poder e grande glória".

Os outros dois sinais da verdade, o toque da trombeta e a ressurreição dos mortos, só podem se referir a 1 Tessalonicenses 4:16 : "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro", e 2 Corintios 15:52 : "Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados"

Acontece que o Didaquê coloca estes três sinais no mesmo dia da vinda gloriosa de Cristo, a qual será assistida por todos no mundo.

Por fim, analisamos mais um documento da escatologia primitiva na qual não há nenhum vestígio de tentativa de fuga de Grande Tribulação. Pelo contrário, apóia a permanência da Igreja durante o governo do anti-cristo, pelo qual será perseguida até a segunda vinda de Cristo, gloriosa e na qual todo olho verá.

Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Didaqu%C3%AA
http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/170645/DIDAQUE-COMPLETO-EM-PORTUGUES/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores